Sozinho com você mesmo


Enquanto aproveito o meu dia de foça feliz (aquele dia em que você fica jogado na cama por pelo menos 12h) resolvi assistir NUMB, um filme com o Mathew Perry (ex-Chandler de Friends) que praticamente não existe: nunca ouvi falar e nem vi em cartaz nos cinemas ou sequer na locadora. Mesmo assim não pensei duas vezes antes de assistir.

O filme é um drama sobre um cara (Hudson/Mathew Perry) que sofre de uma síndrome chamada despersonalização. Essa doença faz com que ele se sinta totalmente deslocado do mundo, como se estivesse de longe assistindo a tudo que acontece ao seu redor fazendo de si um total fracasso – não consegue sair de casa, se relacionar ou até mesmo terminar de escrever o seu livro.

No filme, o tempo todo ouvimos Hudson contar a sua vida e tentar descobrir a cura para a sua doença que na verdade parece não ter cura. E de tudo isso o mais interessante foi descobrir que a cura de verdade era a sua própria mente.

Tudo nos leva a crer que ele sequer tinha essa síndrome. Aliás, ele adquire todos os sintomas quando acredita que está doente e isso o leva a situações que acabam por desmoronar a sua vida social.

Se eu pudesse resumir o filme, diria: sozinho com você mesmo.

A mente pode ser uma armadilha na vida de qualquer pessoa. As coisas andam tão tumultuadas que as pessoas simplesmente se esbarram durante o dia e sequer se importam umas com as outras.

Hoje, você em questão de segundos consegue ajuda para se suicidar na internet de pelo menos quatro formas: a mais cara, a mais barata, a mais dolorida e a menos dolorida. E tudo isso com centenas de pessoas te assistindo e “apoiando”. Nenhuma realmente se importando. É um mundo cruel e sombrio lá fora e que a cada dia torna as pessoas mais presas dentro de si mesmas.

Mesmo assim ninguém deveria permanecer sozinho ou buscar a solidão. Fomos feitos para viver e buscar experiências juntos e isso, já dizia até mesmo o sábio (e louco) Don Miller através da história de Don, o astronauta no livro Como os pinguins me ajudaram a entender a Deus.

Bom fim de feriado para os cariocas e até mais!

1 comentarios:

Lucas Santtos disse...

Eai cara. Legal o novo endereço do Blog!!1 Muito bom!!!

Sempre que der eu faço uma visita por aqui!!

E o Talk TV vcs não vao mais tocar pra frente?