Aulas de discipulado grátis com Jesus


Afinal, o que é discipular? Como discipular? Como fazer discípulos?
Ultimamente tenho revisto meus conceitos e descoberto que eu sei pouco (pouco mesmo) sobre esse assunto. Não é bem algo que nós podemos aprender na Escola de Líderes ou num Seminário. Aprendemos a parte teórica, mas a parte prática é bem diferente (e às vezes bem mais complicada).

Um amigo me disse nessa semana que um discipulado é como uma família. Aí pensei e pensei e descobri que o discipulado que freqüento não é bem uma família, é mais uma reunião. Nesse momento olhei pra grama do vizinho – que sempre á mais verde (pro discipulado alheio) e imaginei que eles sim devem ser uma família. E então olhei para o meu discipulado, para os meus discípulos e vi que é hora de mudar algumas coisas para sermos de fato uma família.

É errado após um longo tempo de discipulado descobrir uma nova definição para tal prática? Eu acho que não. Os próprios discípulos do melhor discipulador (Jesus) chegaram a descobrir novas definições após anos de discipulado.

Pensando assim realmente seria uma oportunidade e tanto poder ter aulas de discipulado grátis com Jesus, caminhando diariamente com Ele, descobrindo o valor de uma vida e a importância de sermos um só corpo.

Afinal, o que é discipular? Como discipular? Como fazer discípulos?
Essa é uma pergunta que ainda não sei te responder exatamente. Quem sabe num próximo post?

1 comentarios:

Daniel disse...

Caro Luis. Lendo seu post lembrei-me do tempo em que pensava muito sobre o conceito de discipulado. E como, usávamos encontros e leitura e discussão de materiais como FERRAMENTAS de discipulado, acabávamos usando o termo "discipulado" somente nesse sentido.

E isso nos impedia de entender o discipulado como o processo de TRANSformação espiritual na semelhança do caráter interior de Jesus. Foi o contato com os ensinos de DALLAS WILLARD que "salvou" minha concepção de discipulado e alavancou minha busca.

Recomendo que você leia, além dos livros de Dallas Willard, o que aponta o seguintes links:
http://www.ibmorumbi.org.br/loja/index.asp?secao=1&categoria=1&subcategoria=0&id=497
http://allenvaz.blogspot.com/2007/02/lado-lado.html
http://www.renovare.org.br/

A gente continua a conversa... Abraço!