Blogalize!

Nesta sexta, pós-feriado, vamos continuar falando de marketing e Igreja.
O assunto da vez é são os blogs!

O poder dos blogs

Hoje em dia os blogs têm gerado (ainda mais) polêmica. O motivo é simples: a cada dia que passa eles se tornam um referencial maior na busca de notícias. Por exemplo, quando queremos comprar um novo celular, onde pesquisamos informações realmente relevantes? Nos blogs!

E por que eles são tão poderosos? Porque quem gerencia um blog de sucesso exerce uma incrível influência sobre a sua rede de leitores que confiam profundamente em sua opinião. Logo, quem confia nessa rede de leitores também passa a dar créditos ao que o blog diz. Além disso, a linguagem utilizada nos blogs é menos formal, mais acessível e, digamos assim, mais interessantes.

Eu mesmo, passo mais tempo lendo as notícias postadas nos blogs do que nos grandes portais. A tendência é tão forte que grandes jornais como O Globo e grandes sites como a globo.com têm investido pesado na criação de blogs nas mais diversas áreas.

Criar um blog da sua Igreja não é a solução

Como assim, não é a solução? É o seguinte: um blog tem que ser pessoal e o menos comercial possível. Criar um blog para a sua Igreja seria abranger muitas coisas ao mesmo tempo e essa idéia já tem nome – site.

A melhor solução nesse caso é criar o blog do seu pastor, onde ele compartilha o que tem vivido, comenta seus próprios sermões e interage com outros membros da Igreja e até mesmo de outras denominações. É uma forma de torná-lo mais humano e menos amedrontador. É uma forma de mostrar que ele é muito mais do que “apenas” um pregador.

Mas antes de qualquer coisa, é bom analisar a realidade da sua Igreja. Na minha, por exemplo, o pastor presidente ainda entrega as suas matérias semanais escritas à mão porque não consegue usar o Word ou sequer enviar um e-mail.

Caso esse não seja o seu caso, abaixo segue algumas dicas:
- O blog não é uma agenda de eventos da Igreja.
- O blog não é um site.
- O título deve ser simples (não leve em conta o título deste blog).
- O conteúdo deve ser curto. Eu diria no máximo 20 linhas dependendo da matéria.
- No blog inspire os leitores a comentar.
- Busque interação com outros blogs da mesma área.
- Busque conhecimento e inspiração nos blogs de pastores estrangeiros.
- Caso queira abordar várias temas, crie mais de um blog.

Dicas de blogs no Brasil:

Blog do Projeto Diga ao Mundo: em vez de criar notícias e matérias sobre tudo que fazemos, resumimos isso em pequenos textos com muita interação através de fotos, vídeos e links.

Blog da Ana Paula Valadão: a soluação foi legal, ao invés de um blog do Diante do Trono inteiro, um blog da líder. Os textos eram extremamente longos, mas agora estão menores e com mais imagens.

Blog do Ministério de Comunicação da Lagoinha: um segmento legal envolvendo publicidade e igreja. Pena que as matérias são quase sempre desnecessárias ou meio sem nexo.

1 comentarios:

Dário Estevão disse...

Muito legal a sua abordagem.

Acho que você deveria escrever também um artigo para leitores de blogs.
Tem muita gente que ler um artigo falando de um artista e acha que é o site oficial do cara... sai comentando que foi no show, que foi abençoado, como se estivesse falando para ele.
Está faltando mais informação para os leitores de blogs.

Abraço.