Séries de sermões

Criar séries de sermões não é algo comum nas Igrejas brasileiras, mas nos EUA e em vários países estrangeiros é algo bem recorrente. Cada série dura geralmente entre duas a cinco semanas.

Como funciona: o pastor da Igreja surge com um tema que é geralmente associado à atualidade e com o que tem gerado um buzz na mídia e a partir daí inicia uma série de sermões. A cada semana uma nova visão é abordada e vários recursos utilizados – desde convites à vídeos e hotsites.

Por que criar uma série? Na verdade, sem que saibamos, fazemos muito isso. Por exemplo, o pastor da minha Igreja vem falando nos últimos três domingos sobre autoridade. Logo, ele poderia ter dado um título geral e feito uma campanha.

Mas, por que criar?

- Porque se a sua Igreja vende DVDs dos cultos (como a minha faz), criar uma série estimula a venda de pacotes de DVDs sobre aquele tema, gerando um lucro maior e ainda por cima alcança mais pessoas.

- Porque uma série de sermões estimula o membro da Igreja a não perder os cultos e acaba o envolvendo mais profundamente sobre o assunto.

- Porque é uma oportunidade de trazer visitantes e mantê-los na Igreja durante as semanas do sermão.

- Porque é uma forma de mídia. Quando você cria um título atraente e atual para a série isso começa a gerar um boca a boca na cidade com as pessoas comentando e como ele dura várias semanas, quem perdeu a primeira pode ir na segunda e comprar o DVD da primeira.

ESTUDO DE CASO: THE WARRIOR

Mais uma vez vamos citar a Life Church. Para a Páscoa deste ano eles criaram a série The Warrior (O Guerreiro) que durou cinco semanas. Para a divulgação eles investiram no conceito dos filmes chineses e trouxeram isso para uma perspectiva cristã falando da importância do cristão de manter firme e lutar pelos seus sonhos.

Mídias utilizadas:
Convites.
Fortune cookies - aqueles biscoitos que ganhamos nos restaurantes chineses que ao quebrarmos recebemos um bilhete, que supostamente traz sorte. Mais uma referência à China.
Muro pintado - pintaram na entrada da Igreja com grafite uma réplica da logo e do guerreiro criado para a divulgação.
Vídeo - no vídeo nada de muitas explicações, apenas um versículo adequado ao tema e várias frases de impacto.
Venda de DVDs com toda série e transmissão online.

--> Clique aqui e assista à série!

UM EXEMPLO VERDE-AMARELO


Um (ótimo) exemplo de séries de sermões no Brasil são as criadas pelo Projeto 242. Praticamente todas as reuniões deles são criadas com um tema que duram algumas semanas. Cada tema sempre é divulgado pelo site.

Links de Igrejas e Projetos que realizam séries:
7|22 - www.722.org
Southridge Church - www.southridgechurch.ca
Generation Church - generationchurch.org

E você? Conhece algum outro exemplo? Realiza séries em sua Igreja?
Comente!

2 comentarios:

Ricardo [DIVERSITÀ] disse...

Esse é a série que a gente criou:

http://br.youtube.com/watch?v=Gn3OOo0rSo8

Um mês em que todas as mensagens são a partir de princípios retirados de um filme. Já foi falado sobre "Um Homem de Família" e na semana passada falei sobre Matrix. Aliás, vou colocar em breve o audio por ae. Neste sábado teremos "Poder além da vida".

abraço's

Daniel disse...

Gostei do post e da idéia de guerreiro. Copiei alguma coisa. Olha lá!