A diferença entre ser líder e liderado


Acredito que toda pessoa seja chamada para liderar. Seja em casa, no emprego, na escola, na família... De alguma forma, em algum dia você vai precisar liderar. Mas já nascemos líderes? Já dizia John Maxwell (e uma pancada de outras pessoas) que não!

Alguns tem qualidades natas, outros adquirem facilmente e outros quebram a cara (muitas vezes) até aprender. Mas precisamos aprender. Não tem jeito.

Hoje, vivo uma nova realidade na minha Igreja. Antes eu era constantemente avaliado para me tornar um líder ou não e agora sou eu quem avalia as pessoas (e não pense que não continuo sendo avaliado). É uma tarefa complicada e que exige que sejamos retos em tudo que fazemos e julguemos cada pessoa igualmente. Por outro lado é uma tarefa que nos permite gerar o que John Maxwell chama de CRESCIMENTO EXPLOSIVO – Líderes liderando líderes.

É um tratamento diferente, você preparar futuros líderes do que você liderar pessoas que ainda não são líderes e alguns fatos nos ajudam a entender isso:

Quanto surge um problema:
- Dos liderados eu espero que eles me falem o problema.
- Dos futuros líderes eu espero que eles me falem a solução do problema.

Quando delegamos uma tarefa:
- Eu preciso constantemente estar por perto do liderado tomando decisões e lembrando o que fazer.
- O futuro líder assume o controle das suas tarefas e o controle geral da equipe.

Quando precisamos levantar uma equipe:
- Eu procuro pessoas dispostas a serem lideradas.
- Eu procuro um futuro líder para levantar uma equipe.

Quando a equipe está desmotivada:
- Eu estou perto de todos para motivar.
- Mas espero que o líder continue a motivar as pessoas quando não estou lá com a mesma visão.

São tipos de pessoas diferentes, mas se consideramos que todos são chamados para liderar, ser liderado é apenas uma parte da história, já que em breve todos se tornarão um líder (ou deveriam se tornar).

1 comentarios:

Eric disse...

cara! vc deveria escrever um livro!!!
postagem curta (como vc disse em outra postagem .. na internet a gente quer ler textos curtos e objetivos) e rica em conteúdo.
Deus continue abençoando grandemente!!